Search
Close this search box.

Acadêmico da UNIARP apresenta trabalho em Congresso Nacional de Engenharia

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O acadêmico formando do curso de Engenharia Civil da UNIARP, Wagner Fenili de Borba participou do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC’2016) e da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizado de 29 de agosto a 2 de setembro na cidade de Foz do Iguaçu-PR.

O seu trabalho “Confecção de concreto com utilização de agregado reciclado” ficou entre os 21 selecionados no evento. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Materiais e Solos da UNIARP, sob orientação da professora Gabriela Cassol, resultando em artigo com a participação da professora Liane da Silva Bueno, coordenadora do curso. O estudo teve como objetivo avaliar o uso dos resíduos de concreto em substituição, parcial ou total, do agregado graúdo natural na confecção de concreto, a fim de diminuir os custos e evitar o impacto ambiental.

wagner-1

Resultados do trabalho

No estudo foi realizada a caraterização dos agregados utilizados, bem como a dosagem do concreto e ensaios no estado fresco e endurecido. O agregado graúdo natural (AGN) apresentou granulometria mais uniforme, enquanto que o agregado graúdo reciclado de concreto (AGRC) apresentou maior heterogeneidade entre as partículas.

Em relação ao concreto, a evolução da resistência à compressão foi gradual ao longo dos dias em todos os traços, porém no concreto confeccionado com 100% AGRC, a resistência a compressão aos sete dias após a confecção já é maior que os demais e aumentou de maneira moderada até os 28 dias de idade, chegando a valores 18,9% superiores ao concreto padrão. “Diante disso, pode se afirmar que o concreto feito a partir de AGRC tem características similares, e até superiores, ao concreto convencional e pode ser usado em substituição aos agregados naturais sem perdas nas características estruturais, diminuindo assim os impactos ambientais causados pela exploração desses recursos”, explica.

wpp

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp