Acadêmica estuda desenvolvimento de argamassa com agregados reciclados

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Vandete Albuquerque Lazzari do curso de Engenharia Civil da UNIARPteve como tema o estudo de argamassa com agregados reciclados. O trabalho foi orientado pelo professor e arquiteto Frank Dieter Schulze.

A acadêmica explica que dentre todos os materiais descartados na construção, a argamassa corresponde a 50% dos materiais desperdiçados. Por isso o estudo foi realizado no desenvolvimento de uma argamassa com composição de restos de blocos de concreto britados.

O estudo foi dividido em três etapas: pesquisa bibliográfica sobre o assunto e Normas Técnicas; ensaios no Laboratório de Concretos e Argamassas da UNIARP e na última etapa foram realizadas as análises dos resultados obtidos nos ensaios.

No estudo buscou-se comparar a produção de três diferentes teores de agregados, onde uma argamassa foi produzida com 100% de material reciclado a partir da britagem de blocos de concreto, outra produzida com 50% agregado reciclado e ainda, uma argamassa apenas com agregado natural.

A acadêmica comprovou nos ensaios realizados que os materiais reciclados não prejudicam nenhuma das propriedades da argamassa, por já possuírem em suas partículas materiais que já sofreram a sua cura e atingiram a sua dureza. Com isso aumentam a capacidade de resistências de novos materiais desenvolvidos. “A reciclagem na construção civil é um dos caminhos mais viáveis e sustentáveis para a produção de argamassas”, conclui.

trevo-todas-materias

wpp

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp