Notícias de Caçador e Região

Acadêmica da UNIARP realiza parto de emergência

A última terça-feira (12), foi um dia cheio de emoções na vida da acadêmica da 10ª fase do curso de enfermagem da UNIARP, Eliziane Costa Palhano de 22 anos. Por volta das 14h30min, a jovem estava se dirigindo para casa depois de uma manhã de estágios na maternidade do hospital Maicé, quando passava pela área central de Caçador foi chamada para auxiliar uma gestante que estava em trabalho de parto no interior de um carro. O parto transcorreu bem e em seguida a mãe Janete de Oliveira Queiroz de 20 anos, e o bebê Pedro Gustavo foram encaminhados ao Maicé.

bebe (1)

“Foi em frente à Câmara de Vereadores de Caçador, eu já conhecia os pais da criança pois estiveram do Maicé. Quando o pai me viu começou a pedir ajuda. Na mesma hora uma colega estava descendo as escadarias da Posto de Saúde Central e juntas auxiliamos a mãe. Foi tudo muito rápido, cerca de dois minutos, mas muito emocionante. Quando a criança nasceu ainda realizei os procedimentos de desobstrução das vias áreas até a chegada dos bombeiros”, relembra a acadêmica.

A futura enfermeira Eliziane, recorda que foi um momento de forte emoção e alegria, mas que os ensinamentos adquiridos por meio do estágio no hospital Maicé e os ensinamentos no curso de Enfermagem da UNIARP, foram determinantes para que ela conseguisse atuar da melhor maneira naquela situação inusitada. “Já tinha assistido a outros partos, mas sempre com médicos e enfermeiros, sozinha foi a primeira vez que atuei. Além disso as condições, dentro de um carro são totalmente diferentes do que a estrutura de um hospital”, enfatiza.

Depois dessa experiência especial, a acadêmica Eliziane Costa Palhano diz ter ainda mais certeza do que sonha para o futuro profissional. “Sempre me identifiquei com essa área e agora mais do que nunca quero ser uma enfermeira obstetra. Gostaria de registrar o meu agradecimento a uma professora do curso de enfermagem da UNIARP que me ensinou muito sobre a saúde da mulher, que é a professora Roberta Brandalise”.

IMG_0486 (Large) (1)

O reencontro entre a acadêmica Eliziane, o bebê Pedro Gustavo e a mãe Janete de Oliveira Queiroz, aconteceu nesta semana na maternidade do hospital. A criança e a mãe passam bem e já retornaram para casa.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.