Notícias de Caçador e Região

Acadêmica da UNIARP desenvolve projeto de apiário didático

A acadêmica do curso de Agronomia da UNIARP, Maira Pontes desenvolveu o projeto de implantação de um de um apiário didático como estratégia de capacitação de apicultores de Caçador e região. O projeto foi apresentado no IV Encontro Técnico-Científico de Agronomia Científica.

O projeto, aprovado no Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC) da UNIARP, tem como objetivo capacitar apicultores para a realização de manejos da forma adequada em seus apiários, repassando informações e orientações sobre sanidade apícola, instalações, alimentação e formas de transporte das colmeias.

O apiário está instalado nas dependências da Empresa de Pesquisa e Estação Rural – EPAGRI– Estação Experimental de Caçador, em parceria com a Associação Caçadorense de Apicultores (ACAP) a qual disponibilizou parte das colmeias colocadas no apiário.

O projeto está sendo orientado pelo professor Dr. André A. Sezerino e visa implantar um apiário didático para realizar treinamentos e dias de campo com apicultores experientes e iniciantes, com intuito de capacitá-los a saber realizar manejos da forma correta em seus apiários.

De acordo com o professor orientador, o projeto é de grande valia não só para a apicultura, mas também para agricultura de uma maneira geral. “As abelhas são os maiores agentes polinizadores. Diversas culturas são altamente dependentes de abelhas para a produção, principalmente as espécies frutíferas. Nesse sentido, quanto mais qualificados forem os apicultores, melhor será a condução das colmeias, com grande produção de abelhas que, além de produzir mel, realizarão a polinização garantindo a produção agrícola”, explica.

A acadêmica salienta ainda que o mel catarinense é considerado o melhor mel do mundo, o que tem aumentado a procura pelo produto. “A manutenção da oferta de mel com qualidade superior somente será possível aumentando a produtividade juntamente com a qualidade. A padronização de produção, cuidados no manejo dos enxames e cuidados durante o processamento são fundamentais”, salienta.

Veja Também

Comentários estão fechados.