O Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia. No País, existe uma cultura de que a farmácia é um mero comércio e o medicamento é uma mercadoria como outra qualquer e isto tem estimulado, e muito, o consumo de medicamentos de forma indiscriminada. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos usuários de medicamentos o faz de forma incorreta.
Esta realidade incentivou a acadêmica Erica Camargo, do curso de Farmácia da UNIARP a desenvolver um projeto de acompanhamento Farmacêutico de idosos, com orientações sobre uso racional de medicamentos e prevenção de doenças crônicas. O projeto foi apresentado como requisito para obtenção de Bolsa do PAEC, sob orientação dos professores Marivane Lemos e Mozartt A. Bondan.
O projeto será desenvolvido em Fraiburgo, beneficiando cerca de 300 idosos e também em Rio das Antas, com cerca de 70 idosos.
Os idosos serão convidados a participar do projeto respondendo um questionário e relatando sua rotina habitual de uso de medicamentos. Por meio do projeto, a acadêmica irá analisar os casos e procurar detectar discrepâncias no uso dos medicamentos, além de repassar orientações, sugerir novos esquemas terapêuticos. O objetivo é prevenir efeitos danosos, através da redução de erros de medicação e promover assim a segurança do paciente.