Notícias de Caçador e Região

Acadêmica da UNIARP desenvolve creme hidratante orgânico

A acadêmica Giovana Zanella do curso Farmácia da UNIARP desenvolveu um creme hidratante para as mãos orgânico, com o óleo de patauá e manteiga de cupuaçu como matérias primas. Estas matérias primas são obtidas do cultivo orgânico, sem agrotóxicos. São ainda biodegradáveis e não passaram por testes em animais. O produto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Giovana.

Na Farmácia Escola, a acadêmica apresentou o produto e disponibilizou amostras do creme para voluntários. Cada voluntário respondeu um questionário para avaliar a aceitação do produto pelos consumidores e seus conhecimentos acerca de produtos orgânicos.

O produto foi desenvolvido em quatro etapas. “Primeiramente fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre os produtos cosméticos orgânicos e quais matérias primas poderíamos usar. Nos baseamos no que é preconizado pela Ecocert, empresa certificadora de produtos orgânicos”, explica a professora Talita Granemann.

Depois da escolha das matérias primas foram realizados os testes. Foram realizadas 14 pré-formulações, com diferentes ativos e diferentes concentrações. “Muitos destes testes não deram certo, formaram grumos, ficaram instáveis. Mas até que conseguimos chegar na formulação escolhida. A escolha foi feita considerando estabilidade e principalmente o sensorial do creme”. Na terceira etapa foi realizado o controle de qualidade do produto para avaliar a estabilidade e a quarta etapa foi experimentação pelos voluntários na Farmácia Escola e análise de aceitabilidade.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.