Search
Close this search box.

ABRIL VERDE: BRK defende ambiente seguro para funcionários e clientes

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

BRK

Todos os funcionários da BRK, inclusive os terceiros, recebem diversos treinamentos e simulações de situações de risco com o uso de ferramentas de barreiras de proteção, controle e suporte, tudo de acordo com o nível de exposição de cada intervenção que será executada

Segurança é um valor inegociável para a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Caçador, que tem em sua cultura corporativa a diretriz de preservar a vida em primeiro lugar. Durante o ‘Abril Verde’, mês alusivo à segurança e saúde no trabalho, o tema será pauta de campanhas internas e intensificação da cultura da empresa.

Seja na orientação aos funcionários ou ainda na organização das frentes de serviço, a segurança é exercida diariamente e com muita responsabilidade. “Nossa equipe é capacitada, periodicamente, a agir primando pela vida. Está no DNA da companhia zelar pelas pessoas e é por isso que agimos de forma criteriosa em nossas operações”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.

Em todas as suas unidades, a BRK aplica o Sistema de Gestão do Trabalho Seguro – ou SWMS (Safe Work Management System, na sigla em inglês), para eliminar, evitar acidentes e mitigar riscos. A metodologia foi desenvolvida pela Utility Risk Management, consultoria especializada do Canadá, e está estruturada em cinco pilares: liderança, gestão de risco, educação, controle e monitoramento, com planejamento diário das atividades, tanto para os funcionários do quadro próprio, quanto para os das empresas contratadas.

“Somos, muitas vezes, questionados pelo público sobre a área demarcada em nossas operações. Por menor que seja a intervenção que iremos realizar, ela exige equipamentos pesados, maquinários de corte e muita movimentação de veículos. Para atuarmos com segurança, é necessário avaliarmos todos os riscos e primarmos pelo bem-estar da nossa equipe e de todas as pessoas no entorno”, argumenta Guilherme.

As equipes da BRK, inclusive os terceirizados, recebem ao longo do ano diversos treinamentos e simulações de situações de risco com o uso de ferramentas de barreiras de proteção, controle e suporte, tudo de acordo com o nível de exposição de cada intervenção que será executada. “Os funcionários são parceiros ao desempenhar suas atividades dentro das regras e treinamentos, o que contribui para que tenhamos uma cultura de segurança sólida e efetiva na empresa”, reforça o gerente.

Como surgiu o Abril Verde

A campanha surgiu após uma explosão em uma mina nos Estados Unidos, que resultou na morte de 78 trabalhadores no dia 28 de abril de 1969. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o dia como o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil a data foi instituída em 2005.

LEIA TAMBÉM: Papa destina 100 mil euros para vítimas das enchentes do RS

 

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp