A Câmara Municipal de Caçador abriu espaço para dois importantes temas durante o uso da Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (2). O primeiro foi relacionado ao “Abraço de Deus”, que será promovido no dia 7 de agosto, a partir das 14h, no parque Central.
As informações foram apresentadas por um dos organizadores do evento, Cláudio Rottava, que abordou a importância da ação e estendeu o convite para todos que queiram participar.
Segundo ele, o evento está na sua segunda edição e visa promover momentos de adoração e louvores, independente de denominação religiosa dos participantes. “Estendemos o convite a toda a comunidade para que possamos, juntos, louvar a Deus e agradecer pelas graças nos proporcionadas”, destaca.
O segundo assunto da Palavra Livre foi o “Agosto Laranja”, abordado pela coordenadora do Programa de Saúde e Prevenção da APAE de Caçador, Silmara de Moraes. O mês é dedicado à conscientização e prevenção às deficiências e foi instituído em Caçador através da Lei Municipal nº 3.525, de 13 de julho de 2019.
Silmara destacou que a APAE atende atualmente cerca de 250 pessoas com deficiências e chamou a atenção da comunidade para a importância de movimentos e ações que promovam a prevenção. “Sabemos que 70% das deficiências poderiam ser evitadas com atitudes de conscientização, por isso, quanto mais as pessoas, entidades e o poder público estiverem envolvidos, maior será o resultado positivo”, destaca.
Ele lembra que recentemente a APAE promoveu o “Café com Prevenção”, reunindo lideranças e entidades para tratar do assunto, fazendo com que as pessoas vivenciassem na prática, através de dinâmicas, as dificuldades de um deficiente. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Moacir D’Agostini, e dos vereadores Clayton Zanella e Leandro Sawchuk, que estenderam o convite para a participação na Tribuna Livre da Câmara.