Abaixo de zero: previsão indica temperaturas extremas no fim de semana em Santa Catarina

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Temperaturas

Se o frio já vinha dando as caras em Santa Catarina, agora ele chegou de vez. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (22), os termômetros poderão registrar temperaturas abaixo de zero nos próximos dias em algumas regiões do estado.

De acordo com a previsão, no fim de semana, a massa de ar polar que está sobre o estado deverá se intensificar ainda mais, favorecendo a ocorrência de geada em diferentes regiões e marcas próximas ou abaixo de 0°C entre os planaltos e o Meio-Oeste.

Já na tarde de domingo (26), a previsão é que haja aumento da nebulosidade, com chuva persistente que deve durar até a segunda-feira (27).

A partir de quinta-feira (23), a aproximação de uma frente fria irá favorecer a formação de nuvens carregadas sobre Santa Catarina, fazendo com que chova muito em pouco tempo.

Além disso, os ventos poderão ganhar força em todo estado, com rajadas atingindo velocidade de até 70 km/h.

Diante desse cenário, a Defesa Civil alerta a população para o risco de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Em caso de intensificação dos ventos, também é recomendado que se busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam trazer risco.

Massa de ar polar é responsável por temperaturas abaixo de zero

As massas de ar podem ser definidas como “grandes volumes de ar com características homogêneas em relação às temperaturas e vapor de água”. Elas se deslocam na atmosfera, especialmente em baixas altitudes, interferindo de maneira significativa nas condições climáticas locais.

Dessa forma, as massas de ar chamadas ‘polares’ são formadas em elevadas latitudes, ou seja, nas zonas polares do planeta. Por isso, têm como característica principal a baixa temperatura.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Acidente gravíssimo na BR-116 mata motorista 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp