Search
Close this search box.

A sabedoria dos sonhos

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A sabedoria dos sonhos

O homem utiliza seus sonhos, desde os tempos mais remotos, para obter conselhos, prever ou resolver situações. Para Freud, o sonho é a expressão, ou mesmo a realização de um desejo reprimido, sendo uma via para se chegar ao conhecimento da alma. Para Jung, o sonho é a auto-representação, espontânea e simbólica, da situação atual do inconsciente, isto é, ele é uma auto-descrição do processo da vida psíquica do indivíduo.

Hoje, o interesse pelos sonhos, não se limita apenas ao campo da Psicologia. O seu estudo se tornou uma exploração científica importante e a ciência descobriu o que os povos da Antiguidade, os tibetanos e algumas tribos da Malásia praticam há séculos. É comprovado em pesquisas cientificas que sonhamos pelo menos 2 horas por noite. Se passamos 1/3 da nossa vida dormindo, cerca de 25% desse tempo é tomado por sonhos. Todo sonho tem uma organização didática, isto é, tem introdução – desenvolvimento – conclusão. Isto significa que eles podem nos mostrar onde estamos, como estamos e para onde devemos ir.

Através dos sonhos nossa alma ganha asas e voa para o infinito, ao encontro da alma universal, trazendo à nossa consciência desperta a riqueza simbólica adormecida no nosso inconsciente, nos permitindo conceber a extensão das emocionantes imagens que repousam nas profundezas da alma humana. Os sonhos, dependendo do grau evolutivo do ser, ocorrem como sinais, avisos, premonições ou algo relativo com o que se viveu no dia, uma situação ansiosa por exemplo. Por outro lado, viagens por existências outras, trazem lúcidas imagens que achamos que não conhecíamos ou até, obscuridades que encaramos como pesadelos.

Desconectado de sua alma, o homem moderno sonha mas não se lembra que sonhou. Pois pelo foco espiritual, o espírito é quem filtra o sonho e não o corpo físico, desta forma é muito comum a maioria não lembrar de seus sonhos, pois não passou pela massa dos mecanismos físicos. O corpo traz uma vaga lembrança e se for anotado na hora, fica fácil acionar a memória e recobrar o que se sonhou, mas é preciso habituar-se a se ouvir, mesmo dormindo. Ao deitar-se e ficar entre os estados de acordado e dormindo ocorre uma transe intermediária e nossa consciência muda, mas sabemos que ainda não estamos dormindo. É nesse momento que podemos analisar o que ocorre conosco e tirar proveito disso, pois é conosco que ocorre.

Sugestões para entrar em sintonia com o simbolismo dos seus sonhos, qualquer pessoas pode mentalizar antes de dormir:

  1. A) “VOU DORMIR, SONHAR E AMANHÃ VOU ME LEMBRAR”. Isto ajudar a reter na memória as suas experiências;
  2. B) RELEMBRAR MENTALMENTE O SONHO assim que acordar, mesmo antes de abrir os olhos. ANOTAR TUDO QUE LEMBRAR, sem julgamento e sem deixar nada de lado;
  3. C) AO LONGO DO DIA ANOTAR e tudo que observou em sua vida interior (sensações, percepções, intuições, sentimentos, emoções) e exterior (todos os acontecimentos do seu cotidiano), UM DIA ANTES E NO DIA SEGUINTE AO SONHO;
  4. D) Organizar e determinar um período de tempo para MEDITAR sobre o conteúdo do seu sonho;
  5. E) PRESTE ATENÇÃO SE SONHOU, ao acordar de manhã ou até mesmo no meio da noite. Organize um “caderno de sonhos” e deixe sempre na cabeceira da cama, anote tudo com as respectivas datas. Quando acordar no meio de um sonho, procure relembrá-lo ou anotá-lo. Ao recobrar o sono pode ocorrer de continuar o sonho interrompido, com maior claridade e possibilidade de relembrá-lo amanhã.
  6. F) E lembre-se: O espírito nunca dorme, quem dorme e repousa é o corpo físico. Antes de dormir, entre em sintonia divina (não importa qual seja seu credo religioso), agradeça o dia, a família, a coberta e peça um bom reparo de energias ao físico para um novo acordar. É aplausível habituar-se em, antes de pegar no sono, dispor o espírito para boas intuições divinas e com certeza, novas vibrações e idéias podem ocorrer no seu novo dia. Assim nascem as novas descobertas para os atentos.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp