Notícias de Caçador e Região

A estiagem volta a preocupar Santa Catarina

O catarinense precisa voltar ter mais atenção com o assunto estiagem. Passamos vários meses entre o ano passado e o primeiro semestre desse ano falando sobre pouca chuva, sobre seca. No meio do ano, felizmente a chuva retornou. Porém, a escasses de setembro para cá volta a chamar atenção. E diria mais que isso: volta a trazer preocupação.

No mapa abaixo temos o que normalmente chove num mês de outubro aqui em SC. Vejam que os volumes maiores são no Oeste. Algo entre 170 a 200 mm em muitas cidades da região. Esses volumes diminuem indo para o Sul do Estado onde normalmente temos algo entre 110 e 130 mm.

Claro que ainda temos a segunda metade do mês, mas até agora os volumes ocorridos na primeira quinzena estão muito abaixo desse padrão na maior parte das regiões.

Como as frentes frias passaram mais pelo mar do que pelo Estado, os volumes maiores – mesmo assim abaixo do padrão – foram no Leste.

CONSEQUÊNCIAS

A consequência vem no nível de água dos rios. No mapa acima temos, segundo a Hidrologia da Epagri, as cidades que estão com baixo volume de água nos seus rios. Vejam que é espalhado pelo Estado apesar do Oeste e Meio Oeste concentrar a maior parte destas cidades. Com isso, começa aos poucos faltar água para as áreas rurais.

PREVISÃO DA SEGUNDA QUINZENA

Nestes próximos dias a situação não é muito favorável para mudanças neste quadro. Pelo contrário, há condições de aumentar o número de rios com nível baixo. Teremos neste começo de quinzena alguma chuva, mas no geral fraca e mal distribuída, ou seja, para poucas áreas.

A expectativa que nos últimos dias de outubro possamos ter chuva melhor distribuída e com volumes maiores, mas isso precisamos acompanhar melhor nos próximos dias para ver se irá se confirmar.

A dica é: economize água!

 

Com informações NSC

Veja Também
Comentários
Loading...