Devido aos altos volumes de chuva registrados em Santa Catarina, bem como a indicação da continuidade das chuvas para os próximos dias pela Defesa Civil do Estado, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) alerta a população e os serviços de saúde para a possibilidade de aumento de alguns agravos, como leptospirose e acidentes com animais peçonhentos.
Os casos de leptospirose costumam aumentar quando as águas ainda estão baixando ou quando as pessoas retornam às suas residências e fazem a limpeza das casas. Nesse momento, também podem ocorrer acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões, que procuram abrigo em locais secos e costumam invadir as residências.
Outras doenças frequentes em decorrência de enchentes e alagamentos são as de transmissão respiratórias, principalmente em função da permanência temporária em alojamentos e abrigos, com uma grande quantidade de pessoas convivendo em um mesmo espaço, como influenza, meningites, difteria, coqueluche, varicela, tuberculose ou outras.