A Vice-Presidência Regional Centro-Norte da FIESC realizou nesta segunda-feira (22) no SESI a abertura da Semana da Indústria com um Welcome Coffe e palestra sobre “Lean Manufacturing- manufatura enxuta”. A palestra foi ministrada por Carlos Antonio Vinotti, coordenador do Instituto Senai de Tecnologia em Logística. O evento contou com a participação de empresários, gerentes, diretores e supervisores de indústrias de Caçador e região.
Carlos Antonio explica que a manufatura enxuta é um sistema de gestão focado na redução do desperdício, com ganho direto na qualidade, um assunto de extrema importância para todas as indústrias. “Na questão do Lean Manufacturing o objetivo principal é eliminar os desperdícios, seja de movimentação, estoque, superprodução e outros, através de ações de mudança de cultura, desenvolvendo pessoas e melhorando processos. Esta eliminação de desperdícios é resultado de uma mudança de cultura das empresas, mudanças através de ações e ferramentas, pensando sempre na redução de custo e atendimento ao cliente. Para isso as pessoas precisam estar inseridas no processo desde a alta direção até o chão de fábrica, mudança em todos os níveis hierárquicos”, destaca.
Além de Caçador, a Semana da Indústria contará com palestras também em Videira (dia 23) e em Canoinhas (dia 24).
O diretor do SENAI Rogério Oliveira de Mattos reforça que na Semana da Indústria as unidades do SENAI terão programação especial com palestras e workshops que vêm de encontro às necessidades das indústrias. “Fica o convite para a participação de industriais, empresários, líderes sindicais, gestores, formadores de opinião, estudantes e a comunidade em geral para prestigiar esta programação especial da Semana da Indústria”.
Mauro Lazzarotto, coordenador de Relações com o Mercado da FIESC informa que os temas escolhidos para a Semana da Indústria são focados na melhoria da produtividade para ajudar a indústria a ser mais competitiva.
Evento tradicional no calendário da FIESC, a Semana da Indústria comemora o aniversário da Federação das Indústrias, fundada em 25 de maio (Dia da Indústria) de 1950.