Um ataque cibernético sem precedentes tem se espalhado rapidamente pelo mundo todo nesta sexta-feira, 12. Há relatos de que mais de 70 países foram afetados pelo chamado “Wanna Cry 2.0”, incluindo órgãos públicos e empresas privadas no Brasil.
O site MalwareTech, que rastreia botnets e vírus que se espalham pelo planeta em tempo real, montou um mapa atualizado minuto a minuto mostrando a evolução do novo ataque. Você pode conferir o gráfico mostrando todos os ataques aqui, e um outro com cada ataque acontecendo em tempo real aqui.
O ataque consiste em um ransomware, programa malicioso que criptografa todos os arquivos de um computador e só os devolve mediante o pagamento de um resgate. Os autores do ataque estão pedindo US$ 300 em bitcoins para liberar o acesso às mais de 70 mil máquinas infectadas ao redor do mundo.
As informações mais recentes são de que o ataque se baseia numa vulnerabilidade do Windows explorada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA. A brecha foi corrigida, mas computadores que ainda não atualizaram o Windows estão sendo vítimas da onda de ataques.
Com informações do Olhar Digital.