A Gerência Regional de Educação (Gered), da Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador, promoveu o primeiro Encontro Presencial da formação de Gestores Escolares nesta quarta-feira, 26. O curso terá carga horária total de 100 horas, com encontros presenciais e a distância, e será certificado pela Secretaria de Estado da Educação (SED). Participaram do evento19 diretores das escolas de abrangência da 10ª ADR, funcionários dos setores de Desenvolvimento Humano, Ensino e a gerente de Educação, Dirley Heller.
Neste ano de 2017, o objetivo das atividades é o estudo rigoroso e aprofundado das questões pedagógicas fundamentado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina e seus desdobramentos na construção de práticas de gestão.Essa formação tem por objetivo contribuir para o aprimoramento do Plano de Gestão Escolar e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) na Dimensão Pedagógica.
Para a Tutora Nelci Pereira Metz, é fundamental que o gestor e sua equipe elaborem ações que busquem envolver os professores no estudo, reflexão e reelaboração do currículo da escola. “ E desta forma criando estratégias de intervenção nas atividades de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de todas as potencialidades do estudante, sejam elas física/motoras, emocionais/afetivas, artística, linguísticas, expressivo-sociais, cognitivas, dentre outras.”
O próximo encontro será com o professor doutor Elcio Cechetti, da Secretaria de Estado da Educação, no dia 9 de maio com início às 08h30, tendo como participantes os gestores, A.T.Pse um professor de cada unidade escolar das 19 escolas de abrangência da 10ª ADR e local o auditório Pedro Ivo Campos, na ADR de Caçador.
Nesse dia serão tratados assuntos referentes às resoluções 183 e 189/SC, que estabelecem diretrizes operacionais para a avaliação do processo ensino-aprendizagem, e aspectos avaliativos desse processo, bem como a Teoria da atividade. Como também discussões e orientações sobre como construir planejamento, avaliar melhor os alunos e como garantir recuperação paralela durante o percurso de formação básica escolar.