Os Vereadores Mirins de Caçador e Matos Costa participaram, na manhã e tarde desta quarta-feira (26), de uma capacitação promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro ocorreu no Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
No período matutino eles receberam as informações do consultor legislativo da Alesc, Armando Agostini, a respeito do Processo Legislativo e a função do Vereador. À tarde, foi a vez do professor Pedro Cabral Filho, que abordou questões relacionadas à Ética e Cidadania.
Segundo a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Alciléia Medeiros Cardoso, a capacitação continuada faz parte do primeiro módulo oferecido pelo Núcleo, envolvendo além dos temas já citados, Oratória e Técnica Legislativa. Ela informa que este foi o primeiro encontro do ano voltado aos Vereadores Mirins, mas que a Escola do Legislativo já possui capacitações programadas para outros municípios catarinenses. Além disso, em setembro acontece o Encontro Estadual em Florianópolis.
A abertura oficial contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Caçador, Rubiano Schmitz, e do vereador de Matos Costa, Carlos Alexandre Marschalk, além da presidente da Câmara Mirim e do prefeito Mirim de Caçador, Gabriela Caramori Mendes e Ulisses Hauffe.
Rubiano deu as boas-vindas aos presentes e fez a entrega de exemplares do Livro: “Nossa Escola tem História – a origem dos nomes das escolas caçadorenses”, aos representantes da Escola do Legislativo e ao Vereador Carlos Alexandre. A obra, de autoria dos Mirins de Caçador foi lançada no mês passado.
O presidente destacou ainda a importância deste trabalho para a formação de jovens conscientes e preparados para contribuir com a sociedade em que estão inseridos. “Agradecemos a vinda dos servidores da Escola do Legislativo e ressaltamos que esta capacitação vem a somar com aquilo que a Câmara de Caçador já desenvolve desde o início da Legislatura Mirim: preparar os nossos Mirins para o futuro, através do conhecimento”, finalizou.