O Ministério Público Federal e a UNIARP, através do curso de Direito realizam dia 19 de abril, às 19h30min um debate sobre a situação dos direitos indígenas. O evento será realizado no Auditório do Centro Administrativo e Reitoria da UNIARP. A ação integra a programação da campanha Abril Indígena lançada dia 07 de abril pela Funai.
Com o tema: “Conheça, Pesquise, Combata o preconceito”, a campanha traz a importância da ferramenta do conhecimento para a superação de pontos de vista preconcebidos e estereótipos que não correspondem à realidade dos povos indígenas do Brasil.
Ao mesmo tempo, busca ressaltar a relevância dos modos de vida tradicionais indígenas, seus saberes e expressões culturais únicos que, além de enriquecerem o patrimônio cultural brasileiro, contribuem com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade.
#ABRILindígena
Na motivação para a realização desses eventos, o MPF destaca que, “após um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os direitos dos povos indígenas enfrentam hoje forte ameaça de retrocesso”. Dessa forma, o “Abril Indígena” tem como objetivo fomentar a discussão sobre os direitos dos índios, a partir do novo paradigma estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e o debate sobre os principais desafios atualmente enfrentados por esses povos tradicionais.