Search
Close this search box.

Acadêmico da Uniarp desenvolve projeto de horta escolar

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Incentivo à produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, troca de conhecimentos e análise das consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente são alguns dos benefícios alcançados com o projeto horta escolar implantado na Escola de Educação Básica Municipal Castelhano. O projeto está sendo desenvolvido pelo acadêmico Miguel Ricardo Petri Rambo do curso de Agronomia da Uniarp. O Projeto foi apresentado como requisito para obtenção da Bolsa do Paec do curso de Agronomia, sob orientação do professor Amador Tomaselli.

Em 2015 a mesma escola foi beneficiada com o projeto Horta na Escola onde Miguel realizou a construção de uma horta no ambiente escolar. “Em 2016 apliquei um projeto com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças na merenda escolar. E, em 2017 iniciei o projeto de captação de água da chuva para irrigação da horta escolar. O objetivo é aumentar a produtividade da horta de forma sustentável”, relata o acadêmico.

Miguel é voluntário da escola e cuida inclusive de toda a parte da jardinagem. Seus dois filhos estudam na escola Castelhano e ele vê o trabalho como uma forma de retribuição. “É importante este envolvimento. Como pai, quero a melhor educação para meus filhos e em troca, ajudo a escola”, salienta.

A diretora da escola, professora Fátima Hammes afirma que as crianças participam diretamente do projeto e adoram a salada na hora da merenda. “É um projeto que traz muitos benefícios. Mudou a rotina alimentar das crianças, que se envolvem no plantio, na colheita. Ficam felizes em participar. É uma alegria muito grande ter o Miguel aqui conosco, que é um pai bastante participativo”, comenta.

O próximo passo da horta é implantar o projeto de irrigação. Miguel pretende buscar apoio para conseguir o material para captação de água da chuva como caixa d`água, canos, mangueiras, entre outros. “Até o mês de maio pretendo terminar e deixar a irrigação em funcionamento, ou seja, em dias chuvosos pretendo estocar a água na caixa para utilizar nas hortaliças em dias de estiagem. Para isso, será necessário apenas abrir o registro, pois será implantando um sistema de mangueiras para distribuição da água e uso do gotejamento em toda horta.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp