A Estação Experimental da Epagri de Caçador recebeu na última sexta-feira, 31, uma missão internacional formada por técnicos da África do Sul, Nova Zelândia, Itália, Chile, Austrália e Estados Unidos. A delegação contou com sete representantes do IPA – International Pome Fruit Alliance.
De acordo com o gerente da Estação Experimental de Caçador, Renato Vieira, a visita do grupo de estrangeiros teve como objetivo conhecer o programa de melhoramento genético da macieira, desenvolvido há 45 anos.
Nos 45 anos de existência do programa de melhoramento genético de Macieira da Epagri, que hoje combina esforços nas Estações Experimentais de Caçador e de São Joaquim, foram lançadas 19 variedades de maçã e uma de pera. A Monalisa é uma das variedades que tem mostrado grandes chances de consolidação no exterior, visto que já está registrada e protegida em nome da Epagri em aproximadamente 20 diferentes países.
Caso alguma delas seja explorada comercialmente no exterior, a Epagri deverá firmar acordos de exploração comercial da variedade, devendo receber royalties pelo uso das tecnologias desenvolvidas no estado de Santa Catarina.