Search
Close this search box.

Um novo paradigma para a catequese é estudado em Caçador

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Diocese de Caçador está vivendo um momento de preparação e capacitação para a vivência de um novo paradigma para a Catequese, que é uma catequese a serviço da Iniciação a Vida Cristã (IVC). Por isso, neste final de semana, 25 e 26 de março, cerca de 70 catequistas e agentes de pastoral, vindos de 22 paróquias da Diocese de Caçador, refletiram sobre a urgência de ajudar as pessoas a realizarem o seu encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo.

O encontro contou com a assessoria da Irmã Maria Aparecida Barboza, que está acompanhando toda nossa caminhada de Iniciação a Vida Cristã, na diocese. Ela trabalhou sobre a IVC e as implicações para a comunidade cristã, mostrando que iniciação exige um novo jeito de viver a vida de fé no aspecto comunitário.

A assessora destacou que “uma comunidade que assume a iniciação à vida cristã renova sua vida comunitária”. Preparar as nossas comunidades para o exercício de uma catequese a serviço da IVC, eis o nosso grande desafio e compromisso”, lembrou Irmã Aparecida.

Pe. Marcio Martins Rosa, referencial eclesiástico para o Serviço de Animação Bíblico Catequético falou da necessidade de ter uma catequese que prepare para a vida e não uma catequese apenas doutrinal e unicamente voltada para os sacramentos.

“Queremos que nossa catequese esteja a serviço de iniciar as pessoas na fé, levando-as ao real encontro com Jesus Cristo. Isso se faz através do contato com a Palavra de Deus, a vida comunitária e dos momentos celebrativos”, lembrou Pe. Marcio.

Em sua participação no encontro, Dom Severino Clasen, bispo da Diocese de Caçador, motivou a todos com palavras de apoio e incentivo para a caminhada catequética.

Segundo Regiane Freire, da equipe de coordenação, o objetivo do encontro é “preparar as coordenações paroquiais para esse novo processo e a implantá-lo nas comunidades. Ou seja, perceber que muda com a iniciação, desde o envolvimento das comunidades, dos catequistas e dos pais”.

Os presentes contribuíram durante todo o encontro, enriquecendo uma troca de conhecimento.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp