Na tarde desta quarta-feira, 15, o bispo da diocese de Caçador, Dom Severino Clasen, acolheu membros do Movimento Lareira, para uma conversa, juntamente com os padres Lauro Kaluzny e João Bosco, das paróquias São Francisco de Assis e Nossa Senhora Rainha.
O Movimento Lareira é um serviço da Igreja Católica que trabalha especialmente com casais, dedicando-se ao aspecto conjugal e familiar. É um serviço evangelizador e pastoral que tem como objetivo específico trabalhar o aspecto conjugal e familiar, comunitário eclesial e a espiritualidade matrimonial.
Na ocasião, o bispo pediu abertura para a participação de casais de segunda união em retiros e outros encontros. Segundo Dom Severino, é preciso entender o que o Papa Francisco está pedindo à Igreja, com seus pronunciamentos e tantos documentos, como a exortação apostólica Amoris Laetitia, sobre a alegria do amor na família, por exemplo.
Os retiros eram realizados apenas com casais em situação regularizada e são ministrados pelos próprios casais, tendo um padre como diretor espiritual. A partir de agora, casais em segunda união poderão participar. “A metodologia dos encontros e retiros será modificada, pois será mais leve e afetuosa com o exercício do acolhimento e do cuidado. Não começaremos pelo sacramento, mas sim pela pastoral do acolhimento e do amor”, afirmou o bispo.
Dom Severino explicou ainda que essa prática será adotada em toda a diocese, principalmente nos movimentos e pastorais que trabalham diretamente com as famílias.