A Prefeitura de Caçador firmou convênio com o Governo do Estado para a ampliação dos serviços de Telemedicina. A proposta é facilitar o acesso do cidadão aos exames médicos de média e alta complexidade. A estrutura tecnológica do sistema de Telemedicina foi desenvolvida pelo INCoD, do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A apresentação do sistema ao prefeito Saulo Sperotto, ao secretário de Saúde, Ademar Schmitz, e ao presidente da Câmara, Rubiano Schmitz, foi feita pelo representante do Núcleo de Telesaúde de Santa Catarina e de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde, Harley Wagner.
Em Caçador, além dos exames de raio X, o objetivo é aproveitar este sistema para os de Eletroencefalograma, Espirometria e Dermatologia, que deve ser ampliado.
Este projeto piloto não necessita de investimentos do Município. “Estamos trabalhando com estas parcerias para que possamos viabilizar as melhorias para a população de Caçador, principalmente na área da saúde”, completou o prefeito Saulo Sperotto.
Para Rubiano, que esteve em Florianópolis viabilizando o convênio, a tecnologia apresentada poderá agilizar o atendimento no Município, diminuir a fila e o tempo de espera do cidadão que busca por estes serviços.
“E nós, enquanto representantes do Poder Legislativo, estamos acompanhando e conhecendo essas inovações que podem melhorar o setor da saúde. É de extrema importância porque muitas vezes a população nos procura, pedindo a nossa ajuda para agilizar o atendimento, marcar exames e até mesmo cirurgias, precisamos estar a par do que está sendo feito para repassar à comunidade”, disse.