O Acadêmico Thassio André Moreira da 10ª Fase do curso de Engenharia Elétrica da UNIARP está desenvolvendo em seu TCC um estudo de consumo de energia elétrica de equipamentos em stand-by.
O acadêmico desenvolveu um medidor de consumo utilizando um micro controlador, sensor de corrente e o código de programação das rotinas de cálculo do micro controlador. O objetivo do estudo é observar e registrar dados de consumo de energia elétrica de equipamentos que permanecem em stand-by dentro da instituição.
Quando um aparelho está no modo Stand-by significa que ele está temporariamente em espera, consumindo energia, aguardando algum comando para exercer sua função principal. Geralmente o modo stand by é sinalizado por uma pequena lâmpada acesa no aparelho.
O trabalho pode ser estendido para outras instituições, bem como órgãos públicos, mostrando assim, uma realidade do consumo que por muitas vezes passa despercebido pelo consumidor, que paga a fatura de energia elétrica sem se ficar atento aos equipamentos ligados à rede de energia elétrica.
Entenda
A norma IEC 62301 International Electrotechnical Commission (IEC), 2005) padronizou que o modo de operação em Stand-by ocorre com o menor consumo de energia, que não pode ser desligada pelo usuário, e permanece por tempo indeterminado enquanto o equipamento está ligado a uma fonte de energia, de acordo com as informações do fabricante. A norma também fornece instruções de análise para outras formas de baixo consumo de energia, porém não as define.