Um mistério assombrou moradores do interior de Fraiburgo nos últimos dias do mês de janeiro. Na encruzilhada da estrada que liga Taquaruçu a Passo da Raiz (Fraiburgo) e acesso a comunidade de Linha Moraes (Monte Carlo), três cruzes foram encontradas, fixadas sobre os palanques/mestres da cerca, amarradas com arame farpado, apontadas de fronte uma para outra, formando uma espécie de triângulo.
De acordo com informações de Edson de Lorenzi publicadas no blog O Taquaruçu, os moradores da comunidade Pedro Aleixo Felisbino, Edson de Lorenzi e João Aldair Prates foram até ao local e constataram que tratava-se de cruzes dos túmulos de três pessoas com o mesmo sobrenome: Ana Maria Palhano, Marcos Palhano e Francisco Palhano (Seu Chico).
Os três corpos foram sepultados no cemitério de Taquaruçu de Cima. Ainda, de acordo com o blog, as três pessoas nasceram nascidas antes de 1910 e tiveram participação durante a Guerra do Contestado.
O blog afirma que foram feitas orações no local, retiradas às cruzes e levadas de volta ao cemitério de Taquaruçu.
Dentre as hipóteses levantadas pelos moradores, estão a de que as cruzes tenham sido levadas por pessoas para fazer uma brincadeira ou algum “trabalho” voltado a crenças em fenômenos sobrenaturais.
Os moradores consideraram o ato como extremamente desrespeitoso principalmente por se tratar de pessoas que fizeram parte da história e da construção da comunidade.