O município de Caçador carece de eventos que reconheçam e incluam em sua programação a produção artística e cultural local. Essa característica se deve, em grande parte, a inexistência de espaços destinados à fruição da produção cultural local e à constante difusão de produções comerciais veiculadas nas mídias tradicionais e nos ambientes (escassos) existentes na cidade.
Apesar da falta de incentivos e ações de fomento à produção artística local, (r)existem na região produções de qualidade, entretanto, muitas se encontram em estágio amador – seja por uma auto-imagem depreciativa frente às produções comerciais, seja pela desarticulação da produção local, que relega a produção artística e cultura há um segundo plano.
Este projeto é uma iniciativa do Coletivo Caç.Arte, formado por Deiviane Velho, Giovani Schiavini e Gustavo Zardo. O grupo começou as suas atividades justamente com o objetivo de movimentar ainda mais (além de todas as iniciativas de grupos fomentadores de cultura e arte) a cena artística caçadorense, e também incentivado e organizado por Rafael Moraes da It Rocks, Loja que comercializa conceitos em formato de vestimentas.
Frente a outros projetos e iniciativas já existentes como “Arte em Toda Parte”, uma iniciativa da vice-prefeita Luciane Pereira e da jornalista Karoline Bertotto; a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura; as diretrizes e filosofias Culturais/artísticas do Sesc; e iniciativas de produções independentes, surge a proposta da criação de uma mostra que reconheça e dê visibilidade às produções artísticas e culturais da região do Vale do Contestado.
Intitulada “Mostra Caç.Arte” o evento busca suprir a carência de espaços destinados a produção local propondo a democratização do acesso à produções artísticas não comerciais, sejam elas autorais ou relacionadas à cultura tradicional regional.
Na primeira edição da mostra, que acontece nesse domingo, 22, às 15h, duas bandas se apresentarão; “Clarice te Quiero”, de Caçador, que tem no seu repertório batidas que flertam com o blues e com o rock e Rafaela Ventz com Vilamir Dociati, que trazem o gingado brasileiro nos acordes do MPB e do samba. Para completar a tríade musical, uma intervenção sonora irá tomar conta do parque com discotecagem de vinil reproduzindo os clássicos da música brasileira e internacional. Também farão parte desse encontro artistas que irão vender seus artesanatos e seu conceito gastronômico. Este promete ser um encontro leve, despretensioso e recheado de bons momentos e deliciosos encontros.
SERVIÇO
O que? Mostra Caç.Arte – Música – Gastronomia – Artesanato
Quando? Dia 22 de janeiro – Domingo
Onde? Parque Central de Caçador
Que horas? 15h00
EVENTO GRATUITO