Search
Close this search box.

Casa cheia para o ‘Teatro da Câmara’

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Mais de 200 alunos assistiram à aula sobre a história contada através das peças “Cenas do Contestado”, adaptação da obra de Romário José Borelli, da FMC e IFSC-Caçador e “Chica Pelega”, da Janela da Arte. O ‘Teatro na Câmara’, realizado pela manhã e na tarde dessa sexta-feira (28), no Plenário Osvaldo José Gomez, faz parte da programação da Semana do Contestado.

chica-pelega-28-1-1

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula, que enalteceu o trabalho realizado pelos atores e direção das peças. “Nessa edição, direcionamos os esforços para apresentar a Semana do Contestado de forma mais lúdica, destinada principalmente aos alunos, crianças e jovens, com objetivo de manter viva a memória desse período e resgatar a autoestima do nosso povo”, afirma.

cenas-do-contestado-28-5-1

CRONOGRAMA: A programação da Semana do Contestado prossegue nesse final de semana com o Puxirão do Monge, no Loteamento Monge João Maria, sábado, às 9h30, e a partir das 14h, atividades culturais no Parque Central. E domingo, a partir das 15h, com apresentações artísticas e encerramento às 17h, com a missa cabocla.

cenas-do-contestado-28-6-1

Desafio aceito na Semana do Contestado

A diretora da peça “Cenas do Contestado”, Lucinei Paes comenta o desafio de montar e dirigir a peça para a Semana do Contestado.  “Há dois meses, através das reuniões da CCO do evento, junto ao William Peres, do IFSC-Caçador, decidimos montar algumas cenas da adaptação do texto de O Contestado”, detalha o início do grupo, comentando a adesão da comunidade no projeto.

cenas-do-contestado-28-7-1

Lucinei destaca a dedicação dos 19 atores nos ensaios da peça e agradece a parceria do IFSC, para ajudar a abrilhantar a programação da Semana do Contestado. “Hoje, tivemos o prazer de dividir essa emoção, depois de finais de semana e feriados, com ensaios, pesquisa em cima do texto da história, confeccionando figurino com voluntários, enfim, fazendo o trabalho, para esse resultado; os atores se destacaram no palco com a sua arte e estamos felizes porque percebemos que foi bem aceito pela comunidade”, conclui.

cenas-do-contestado-28-1-3

Janela da Arte apresenta Chica Pelega 

O movimento de teatro Janela da Arte, coordenado pelo ator Hélio Pires, também fez parte da Semana do Contestado. O grupo conseguiu sintetizar a história de Chica Pelega, personagem da guerra ainda, dentro de um espetáculo de 12 minutos.

“Deixo aqui o meu agradecimento aos organizadores da Semana do Contestado por todo esse resgate em nossa região, e nós, da Janela da Arte, tentamos retratar a vida do caboclo de uma forma muito subjetiva, de forma que o caboclo, com intenção artística, traz uma visão histórica da situação daquele povo, quando não se tinham muitas opções”, analisa Hélio Pires, diretor da peça “Chica Pelega”, do Movimento Janela da Arte.

wpp

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp