As atividades da Semana do Contestado destacaram também o trabalho realizado no começo do ano junto à comunidade escolar através do Concurso de Acróstico, Poesia e Redação. Durante a cerimônia na Câmara, de Caçador, foram apresentados e premiados os alunos e professores que tiveram seus textos selecionados.
A aluna do 5º ano, da Escola Estadual Dom Orlando Dotti, Camilly Eduarda Gomes de Oliveira e a professora Marisa Lapolli foram premiadas na categoria Acróstico. As estudantes Nathaly Yohana do Prado Alvariza, do 7º ano, do Colégio Cenecista Marcos Olsen e Lívia Clara Godoy; do 9º ano, do Colégio Aplicação e as professoras Ana Kvitschal e Ana Paula Canalle – respectivamente, na categoria Poesia.
A Comissão de Avaliação do Concurso selecionou os trabalhos dos alunos que foram premiados com réplicas do Monge João Maria, confeccionado em Calmon e Maria Rosa, produzida pela Associação das Artesãs de Caçador. Ambos, personagens centrais na História do Contestado, além de uma viagem de estudos para Curitiba e certificado de participação.
“Desde que assumimos o importante papel mediador de estudos, propostas e movimentação sobre o Contestado e a cultura cabocla para não deixarmos perdidas a nossa história, e considerando a importância histórica do Contestado, essa Casa Legislativa instituiu a Semana do Contestado, a partir da Lei nº017/2016 de 04 de abril de 2016, de autoria do vereador Ricardo Pelegrinello apoiada por unanimidade nessa Casa Legislativa”, anuncia o presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula.