Os acadêmicos bolsistas do artigo 170/UNIEDU-SC da Faculdade SENAC Caçador desenvolveram com os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Paulo Schieffler, atividades de aprendizagem e recreação sobre a temática da sustentabilidade.
O projeto “SUSTENTABILIDADE: COLOCANDO A MÃO NA MASSA” tem como objetivo conscientizar os alunos sobre responsabilidade socioambiental, por meio de atividades lúdicas fomentando nas crianças o ato de repensar suas próprias atitudes, e de suas famílias e diante do planeta.
Tal tema pode ser considerado um dos mais importantes de nossa atualidade, pois estabelece pontos de ligação entre a vida humana e a vida da natureza, principalmente no que se refere ao futuro do planeta e da própria espécie humana. Os acadêmicos dos Cursos Superiores de Processos Gerenciais e de Design de Interiores desenvolveram atividades de ensino sobre os mais diversos aspectos que envolvem o problema da sustentabilidade. Dentre eles, podemos destacar: os 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar), o TBL (Triple Bottom Line), a separação do lixo orgânico do reciclável, o que pode ser reciclável e o que não pode. Além disso, os alunos do 4º ano desenvolveram a atividade lúdica de “caça-palavras” e de desenho.
Os estudantes desenvolveram a atividade de “decorar” os toneis que foram doados pela empresa Sincol S/A. Cada tonel deveria ser decorado com a cor correspondente ao produto reciclável: Azul – papel; Amarelo – Metal; Vermelho – Plástico e Marrom – Orgânico. As turmas foram divididas em equipes, sendo que a equipe mais empenhada recebeu um prêmio. O relato das crianças foi muito positivo já que a participação de todos foi intensa.
Ao final, o trabalho foi encerrado com a apresentação da ideia de que a sustentabilidade envolve a relação entre o ser humano e a natureza e a relação dos seres humanos entre si. Cuidar do planeta envolve a noção de presente e de futuro. Preservar o planeta é uma ação que depende de cada um e de todos.