Novo Governo
A grande pergunta do momento na política de Caçador é: “Como Saulo vai herdar a Prefeitura?” Pois bem. Existem algumas questões que já estão explícitas e podem ser apontadas sem ter muito conhecimento de gestão.
Entre as principais, as de que as obras, muitas inauguradas por Beto Comazzetto, terão que ser efetivamente colocadas em funcionamento por Saulo. As 125 casas estão entre os exemplos. Inauguradas poucos dias antes de começar a campanha de 2016, não há moradores no local ainda. E, pelo que se tem de informações, não há previsão disso acontecer.
Outro exemplo é a creche do Alto Bonito, projeto do próprio Saulo, que poderá ser reinaugurada por ele, mas de forma eficaz, com a entrada de novos alunos. Isso porquê Beto chegou a inaugurar o espaço, na ânsia de obter retorno eleitoral, mas acabou deixando abandonada novamente. Inclusive, há informações de que a construtora que quase finalizou as obras, não recebeu.
Por outro lado, a pavimentação da avenida Albino Phelipe Potrick, no Martello, deve ser também uma das obras a serem inauguradas por Saulo. No período eleitoral, talvez na tentativa de se ganhar uns votos por ali, a pavimentação andou a passos largos, mas depois da derrota nas urnas, tudo foi paralisado novamente.
Novo Governo 1
Agora, uma questão que é extremamente preocupante é com relação ao inchaço da folha de pagamento da Prefeitura. Para se ter uma noção, em 2010, quando Saulo deixou a Prefeitura, eram gastos 45 milhões, cerca de 47% com a folha dos servidores públicos municipais.
Esses números cresceram de forma absurda ano a ano no governo de Imar Rocha e mais ainda no de Beto Comazzetto, chegando a mais de R$ 88 milhões em 2015 e, de certa forma, ultrapassando os limites prudenciais. Em média, se analisar, a folha foi “inchada” em mais de R$ 10 milhões por ano.
Isso fez com que a Prefeitura se tornasse inviável e, lógico, não conseguisse executar as obras necessárias para os cidadãos.
Esses gastos exacerbados estão comprovados pela correria do próprio Beto em demitir centenas de pessoas que estavam na Prefeitura logo após ser derrotado nas urnas.
Saulo terá muito trabalho e, principalmente, a função de fazer gestão administrativa, proposta em sua campanha, para retomar a saúde financeira da Prefeitura.
Secretariado
Por enquanto, não há nenhum nome definido para ser secretário no Governo de Saulo Sperotto. Pelo contrário, o prefeito está agindo com cautela e garantindo que ninguém está garantido. Aliás, todos os nomes cogitados por aí, por ora, não passam de boatos ou de projetos pessoais, algo que não deverá acontecer no novo governo de Saulo.
TSE
Depois de Saulo ter vencido na Justiça Eleitoral em duas esferas (em Caçador e em Florianópolis), ações propostas pelo PMDB para impugnar sua candidatura, foi a vez do tucano ter êxito, mais uma vez, no TSE, em Brasília.
Agora, entretanto, qualquer tentativa existente para fazer com que ele não fosse mais candidato, foi por água abaixo. Isso porque o ministro Gilmar Mendes arquivou o processo que saiu do TRE e foi para a corte suprema. Em resumo: Saulo não tem mais nada que o impeça de ser prefeito de Caçador.
TSE 1
Todos os méritos para a assessoria jurídica de Saulo, liderada pelo brilhante Claudio Fávero Junior que lá, em 2014, encampou uma batalha para liberar o nome de Saulo como candidato e teve êxito.
Massacre
Repercutiu muito bem a coluna anterior com o título “Massacre“. Não leu? Aproveita e dá uma olhada!