A UNIARP realizou nesta quinta-feira (13) a abertura oficial da 2ª Semana Acadêmica de Agronomia. O evento é uma realização do curso de Agronomia e Associação de Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC).
A palestra de abertura teve como tema: “Manejo conservacionista do solo em integração lavoura pecuária” e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. Milton da Veiga. Nesta sexta-feira (14) o evento prossegue com a palestra: “Estratégias de controle fitossanitário em olerícolas”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Jackson Bombilio.
A solenidade de abertura contou com a presença do reitor Adelcio Machado dos Santos, Paulo Cezar de Campos, vice-Reitor Acadêmico e de Administração, Edilson Brasil Moreira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador, Soeni de Barros Yamaguchi, pró-reitora da UNIARP Fraiburgo e Leandro Hahn, coordenador do Curso de Agronomia da UNIARP. A apresentação cultural da noite foi realizada pelos acadêmicos Maira Pontes e Mateus Marianinho.
Dia do Engenheiro Agrônomo
A 2ª Semana Acadêmica de Agronomia visa também comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos da região de Caçador (AEAC).
O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, tendo uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem.
O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e dos empregos no Brasil, tem valorizado e muito o trabalho do agrônomo.
Minicursos
Dias 22 e 29 de outubro e 26 de novembro acontecerão minicursos sobre temas diversos como: enologia e degustação de vinhos, formulação de dietas para bovinos, monitoramento da área do solo para irrigação e fertirrigação, atualização na quebra de dormência em frutíferas de clima temperado, entre outros.