O meteorologista Valeri Mirailovit Ilini foi encontrado morto em sua residência na manhã desta sexta-feira, 30. O homem, popularmente conhecido como Russo, tinha 61 anos e era o responsável pelo início do projeto antigranizo em Fraiburgo.
Russo foi encontrado por uma funcionária que ainda tentou chamar socorro. Ele foi atendido pelos Bombeiros Comunitários, mas já estava morto.
Após procedimentos no local, o Corpo foi removido para o Necrotério do Hospital Fraiburgo, onde uma equipe médica realizou os levantamentos para a conclusão da causa da morte.
O Colega de profissão de Russo e amigo a mais de 27 anos, João Rolim, esteve na Rádio Fraiburgo, onde concedeu uma entrevista emocionado, falando sobre os anos de trabalho juntos, os ganhos que a região teve com a vinda deste profissional para a instalação do sistema Anti Granizo em 1988 e a pessoa querida que era no cotidiano.
Segundo João Rolim, o dia anterior de trabalho teria sido normal e como o mesmo iria a Florianópolis, deixaram tudo acertado para que Valeri, desse sequência aos serviços na AGF, sendo que durante a viagem recebeu a ligação falando da morte do colega, o que o deixou abatido e o fez retornar a Fraiburgo imediatamente.
A Esposa do “Russo”, estava em viagem a Florianópolis, visitando a filha do casal, sendo avisada sobre o fato trágico, onde as primeiras informações dão conta que seria um ataque cardíaco fulminante, ou seja, morte instantânea.
O Meteorologista Valeri M. Ilini “Russo”, será velado a partir das 18 horas no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e a sua Cremação será no sábado, 31/09/2016 ás 17 horas em Caçador SC.
A região de Fraiburgo perde mais um grande profissional, o qual atuou e deixou seus projetos funcionando em prol da população.
Fonte: Radio Fraiburgo AM