Search
Close this search box.

Pesquisas da Epagri buscam aumentar a eficiência produtiva do alho

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Epagri, Estação Experimental de Caçador, historicamente sempre   buscou pela pesquisa apresentar soluções à cadeia produtiva do alho. Pode-se dizer que o resultado de suas ações ajudou a impulsionar a cultura na região do Meio-oeste catarinense, principalmente nos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Fraiburgo, Lebon Régis e Caçador, tornando a cultura uma das mais importantes fontes de renda para centenas de famílias da região. Pela pesquisa, desenvolveu-se técnicas de manejo para controle de pragas e doenças, recomendações de adubação, seleção de cultivares de alho roxo mais adaptadas e produtivas à região e, como uma das últimas e mais significativas contribuições, a limpeza de vírus das cultivares.

11813380_834741899966832_2931082908308055001_n-1

A partir do ano de 2015, um novo conjunto de ações de pesquisa volta a colocar a cultura do alho em destaque. Os pesquisadores da Epagri de Caçador, liderados pelos doutores Leandro Hahn e Anderson Feltrim, identificaram a necessidade de pesquisar técnicas de manejo que permitam expressar o máximo rendimento produtivo, com o máximo de rentabilidade para o produtor. As pesquisas estão focadas principalmente na área de fertilidade e nutrição das plantas, e apresentam como característica importante a serem realizadas em propriedades agrícolas das regiões produtoras. O benefício maior desta interação é que os produtores conseguem visualizar os resultados da pesquisa imediatamente, permitindo realizar mudanças em seu manejo já na safra seguinte.

O pesquisador Leandro Hahn destaca que na safra de 2015 foram realizados ao todo 42 experimentos para estabelecer as novas recomendações de nitrogênio, fósforo e potássio, envolvendo mais de 20 produtores. O objetivo é estabelecer as novas recomendações de adubação das lavouras e, por isso, a pesquisa precisa ser realizada nas mais diferentes realidades da cadeia produtiva do alho, enfatiza Leandro. Já no ano de 2016, um número semelhante de experimentos está sendo realizado, objetivando confirmar os resultados obtidos no ano anterior. O que se percebe, é que as adubações que vem sendo realizadas pelos produtores na cultura do alho levam muito pouco em conta critérios agronômicos, causando desequilíbrios nutricionais nas plantas, aumentos de custos e até mesmo contaminação do solo e da água. Quando se iniciou o cultivo dos solos da região, até se justificava o uso de altas doses de fertilizantes. Atualmente, com a grande maioria dos solos já corrigidos, as necessidades são bem menores, e é isso que os experimentos têm demonstrado, explica Leandro.

11846672_834741906633498_4992602873641262480_n-1

Leandro ressalta ainda as importantes parcerias que foram estabelecidas para estas pesquisas, especialmente considerando a grande demanda de atividades para dar conta de tantos experimentos. Os extensionistas da Epagri de Curitibanos e Frei Rogerio e o Eng. Agrônomo Marcos Munaro, bem como a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) são os grandes parceiros dos trabalhos. A parceria com a Uniarp permitiu, entre outras coisas, a participação de estudantes do curso de Agronomia, como Marcos Ender, sendo uma oportunidade importante de aprendizado para os estudantes.

O pesquisador Anderson Feltrim destaca que além das pesquisas para as novas recomendações de nitrogênio, fósforo e potássio, estão sendo desenvolvidas pesquisas com fontes de nitrogênio e fósforo, calcários, adubos foliares e um conjunto de experimentos relacionados com o diagnóstico do estado nutricional das plantas. Estas pesquisas buscam melhorar a capacidade de entender como está o estado nutricional das plantas, possibilitando fazer intervenções na adubação e nutrição das plantas durante seu ciclo de cultivo.

dsc00900-1

Em Caçador, o produtor Tiago Toresan sedia experimentos com doses e fontes de fósforo e fontes de calcário. Ele é um produtor tradicional de alho na região e se sente orgulhoso em poder participar das pesquisas, não medindo esforços para auxiliar na condução dos trabalhos. Tiago comenta que as recomendações da Epagri permitem obtenção de altos rendimentos com menores custos de produção, aumentando a rentabilidade da atividade.

O produtor Wolni Maciel de Fraiburgo, tradicional produtor de alho da região e que vem sediando alguns dos experimentos nas duas safras, enaltece o trabalho da Epagri, destacando que já obteve uma importante diminuição dos custos de produção pelo uso de uma adubação mais equilibrada. Os resultados da pesquisa permitem utilizar com segurança as recomendações, uma vez que os resultados foram obtidos em condições de campo, mas levando em conta todo o rigor científico, comenta Wolni.

dsc01033-1

O pesquisador Leandro comunica que nos meses de outubro e novembro serão realizados dias de campo para apresentação de resultados de pesquisa, sendo em propriedades rurais dos municípios de Fraiburgo, Curitibanos e Frei Rogério, os quais serão divulgados em breve.

wpp

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp