Search
Close this search box.

Eu avisei! – Por Rafael Seidel

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Eu avisei!

Talvez a pior coisa para quem faz uma m… é a outra pessoa dizendo: “Eu avisei!”. Pior ainda é quando essa pessoa diz assim: “Eu avisei várias vezes!”. Pois então, posso dizer que “eu avisei” que ia dar problema com essas contratações de agências de publicidade por parte da Prefeitura de Caçador.

Não vou nem entrar no mérito de que o Ministério Público orienta esta forma de contratação, porque não é esse o foco. A questão é o amadorismo por parte das tais agências. Sim, amadorismo!

Mas, isso desde o começo. Peças publicitárias medíocres, que eram encaminhadas aos veículos de comunicação de Caçador “feitas a facão” e cobradas com preço de ouro. E mais: dinheiro que não ficava aqui na cidade, porque ia tudo para São Paulo, Joinville, ou sei lá pra onde.

Licitações milionárias e que não eram amplamente divulgadas ou, apenas, cumpriam os requisitos mínimos da lei para divulgação. O edital, por exemplo, tinha que ser retirado em uma salinha escondida nos fundos do gabinete do prefeito Beto.

Quando havia concorrência, como aconteceu determinado ano, a “concorrente” foi desclassificada por uma equipe que pouco ou nada entende de publicidade.

Primeiro, ganhou a Intermídia, de São Paulo. Depois, a Lovers, de Joinville. Coincidência, ou não, as duas empresas tinham os mesmos representantes.

E foi um desses representantes que criou uma página, fake. Uma reportagem completa foi feita pelo Portal Notícia Hoje falando a respeito do assunto, embasada na decisão da Justiça Eleitoral de Caçador, que mandou suspender a página Saulo Honestão do ar.

E a divulgação, ampla e com informações concretas, não foi feita apenas porque se trata do candidato Saulo Sperotto, mas porque é crime eleitora. Se fosse contra o candidato Assis ou contra o candidato Januário, da mesma forma, a publicação iria acontecer.

Ressalto: “eu avisei”. E outra coisa: A culpa, se algo acontecer negativamente com o candidato Beto, não é deste veículo de comunicação ou desta coluna, mas sim de quem criou a página.

Eu avisei! 1

Recentemente, publiquei uma nota em coluna aqui no Notícia Hoje onde alertava os candidatos e suas assessorias para pararem de usar as páginas fakes porque estava ficando feio e é crime. De novo: “Eu avisei!”.

Gastos

Segundo levantamentos da reportagem do Notícia Hoje, 4 contratos foram realizados com as agências, ultrapassando R$ 4,1 milhões. Claro que isso não significa que todo esse valor foi gasto. Mesmo assim, dando uma olhada no Portal da Transparência, dá pra ver que o valor pago e empenhado em publicidade com as agências é, sim bastante elevado.

O representante das agências

Ricardo Cardoso é o representante das agências de publicidade contratadas pela Prefeitura. Eu sentei com ele algumas vezes para negociar mídia. Na última conversa que tivemos, sugeri que, pelo menos nas postagens na página da Prefeitura no Facebook, se procurasse escrever de forma correta, porque conCerto, com C, é de música e não de asfalto.

Ao contrário do que eu podia esperar, recebi uma resposta ríspida e intransigente de quem acha que sabe tudo.

O representante das agências 1

Agora, usando da mesma intransigência, parece que Ricardo minimizou os efeitos da Lei e a própria imprensa e sua força em Caçador. Minimizou porque sempre o fez, quando era o representante das agências de publicidade e não sabia tratar os representantes da imprensa local.

Coincidência?

Coincidência ou não, outras duas páginas que agrediam o candidato Saulo Sperotto foram retiradas do ar nesta sexta-feira, 9: “Caçador Contra a Corrupção” e “Eleições Limpas Caçador”. Será mesmo que é isso que todos estão pensando?

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp