Em parceria com a Polícia Civil, através dos psicólogos André Bêber de Souza e Renato Jesus da Silva, a Unimed Caçador realizou a oficina “Drogas: o mal da sociedade”, nos dias 24 e 25 de agosto, na EEB Dante Mosconi.
Em quatro momentos os alunos conheceram as estatísticas das drogas lícitas e ilícitas usadas pela sociedade. Os profissionais alertaram que as sensações que as drogas promovem são momentâneas, gerando consequências que fogem ao controle do corpo. O efeito depressor e a diminuição de reflexos também surgem no uso de álcool, o qual eles consideram a porta de entrada para o uso de drogas. “Em Caçador são presentes tanto as drogas lícitas quanto as ilícitas, pois o acesso hoje em dia é muito fácil a esses entorpecentes”, explica Bêber, complementando que “os alunos precisam ter consciência do que isso vai impactar no seu corpo, especialmente a memória prejudicada e a irritação no sistema respiratório”.
As palestras contaram com um público de 167 adolescentes, que frequentam o 6º e 7º ano da instituição escolar.
Crianças participam da oficina “Semáforo dos alimentos”
Os alunos da Educação Infantil, 1º, 2º e 3º ano participaram no dia 2 de setembro, da oficina “Semáforo dos alimentos”, conduzida pela nutricionista da Unimed Caçador Ana Cláudia Lunelli.
Foram 76 crianças que tiveram oportunidade de aprender sobre os alimentos que devem ser consumidos diariamente e aqueles que precisam de atenção ao serem ingeridos. “Além disso, abordamos os alimentos que precisam ser evitados, onde a orientação é consumir uma vez por semana. São aqueles alimentos calóricos e sem nutrientes, que faz bem aos olhos, mas não ao organismo”, explica a nutricionista.
De forma criativa, a profissional apresentou um semáforo e, analogicamente, com peças ilustrativas, ela fez com que as crianças interagissem distribuindo os alimentos que são permitidos, que merecem atenção e que devem ser evitados.