Acadêmicos do curso de Administração da UNIARP concluíram no mês de julho dois projetos de inclusão digital beneficiando pessoas da terceira idade de Caçador e de Fraiburgo. Os projetos foram aplicados no primeiro semestre de 2016 e orientados pela professora Sandra Mara Bragagnolo.
Os projetos são mantidos pelo Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), da UNIARP. Em Fraiburgo as aulas foram ministradas pelo acadêmico Maicon Ricardo Deon. Em Caçador, o curso foi ministrado pelo acadêmico Danilo Erhardt.
A professora Sandra explica que os projetos se vinculam ao fato de que, na atualidade, quase tudo se converte ao formato digital, desde objetos materiais, como livros, revistas, documentos pessoais, cartas, bem como informações que antes só eram tratadas no papel. “Essa mudança fez alterar a forma de trabalhar, e até mesmo de viver, obrigando as pessoas a readaptarem-se a essa nova realidade. A realização dos projetos estimulou pessoas da terceira idade a construírem conhecimentos que lhes permite inserirem-se na sociedade digital. Também esteve entre os objetivos auxiliar essas pessoas a desenvolver competências para utilizar corretamente os computadores e seus recursos, especialmente sobre os aspectos da ética e da segurança”, salienta.
Na última semana, foi realizada uma pesquisa de satisfação com os participantes e foi constatada a efetividade dos trabalhos dos acadêmicos e a validade do investimento feito pela instituição financiadora dos projetos. “Todos os envolvidos, professora, acadêmicos e, sobretudo, o público-alvo, tiveram oportunidade de crescimento, o que é próprio dos programas de extensão da UNIARP”, completa.