A Câmara Municipal de Caçador destacou o recorde em produção de pinhas em uma única araucária, cultivada no município por Vânio Czerniak. A história do plantio foi comentada durante Palavra Livre, na sessão ordinária dessa terça-feira (21), no Plenário Osvaldo José Gomez. Segundo especialistas da área, o pinheiro caçadorense diferencia-se geneticamente dos demais, sendo objeto de pesquisa na Universidade Federal do Paraná.
Conforme Vânio Czerniak, no ano de 2005 o pinheiro produziu 155 pinhas, três anos o pinheiro carregou 374 pinhas e foi pauta de uma reportagem exibida pelo programa Globo Rural para mais de 150 países. Em 2009 foram registradas 398 pinhas e em 2015 o recorde foi superado com as 674 pinhas.
“Todos os anos, uma parte da produção é destinada à pesquisa, enquanto que o restante é enviado para diversos municípios Brasil a fora para o plantio da árvore. Nesse ano, a araucária registrou a sua segunda maior produção com 539 pinhas, e fomos convidados pela Associação Sol do Sul para participar de uma exposição no 4° Festival do Rio Grande do Sul em Paris, na França, em setembro desse ano”, anuncia Vânio Czerniak.
De acordo com o vereador Neri Vezaro, a história apresentada na Câmara durante Palavra Livre tem o intuito de motivar os produtores locais. “Por isso convidamos o seu Vânio para divulgar o resultado do seu trabalho que é referência lá fora, que é uma alternativa a ser trabalhada em nossa região. Aproveito para parabenizá-lo e desejar sucesso na divulgação da nossa terra e dos nossos produtos em setembro, em Paris”, completa.
A representatividade de Caçador através do cultivo da araucária foi enaltecida pelo presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula. “Para nós é um orgulho ter o pinheiro com mais pinhas do mundo, fazendo referência ao nosso município em âmbito nacional e agora também no exterior, e que essas sementes sejam distribuídas no mundo”, finaliza.