Mais de 200 profissionais da educação, pais e comunidade participaram da abertura do Seminário “Um olhar sobre o mundo do autismo”, na manhã dessa sexta-feira (17), no Plenário Osvaldo José Gomez da Câmara Municipal. O evento é uma promoção da prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Educação apoiada pelo Poder Legislativo. A iniciativa tem o intuito de promover a reflexão e debate a importância da inclusão social.
Os trabalhos da mesa foram conduzidos por Samira Alves Flores, responsável pela Educação Inclusiva no município. Participaram da mesa de honra o secretário Municipal de Educação, Paulo Gonçalves; o presidente da Câmara de Caçador, Valmor de Paula; Glaci Cardoso, vereadora que motivou o Poder Legislativo a discutir sobre o referente tema; e Marlete Grando, presidente e fundadora da Associação Atitude e Vida e ex-presidente fundadora da ASCA.
“A Administração Municipal através da Secretaria de Educação não mediu esforços para realizar esse evento com apoio da Câmara de Caçador e da GERED, para que os profissionais de educação tomem conhecimento mínimo necessário para trabalhar com as pessoas na escola não se deve apenas ensinar a ler e escrever e sim a cidadania, por isso devemos as adversidades”, destaca o secretário de Educação, Paulo Gonçalves.
A vereadora Glaci Cardoso comentou o processo de discussão até a constituição daAssociação de Amigos de Autistas Professora Nuncia Flores Alves – AMA. “A Associação será a ponte entre os autistas, a sociedade e demais instituições, e deverá prestar seus serviços junto ao Pronto Atendimento, após a sua reorganização. Nosso objetivo é aumentar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado”, detalha.
O presidente da Casa Legislativa, Valmor de Paula, ressaltou o empenho da secretaria de Educação junto a Câmara de Caçador para a realização do evento. “Destaque para esse debate que se abriu, pois em uma sociedade aonde muitas famílias enfrentam essa realidade, é preciso promover a inclusão dessas pessoas. A iniciativa da vereadora Glaci Cardoso foi muito importante, pois ao utilizar o espaço da Palavra Livre aumentou a dimensão do debate e motivou as famílias a participar desse processo, apoiado por essa Casa Legislativa”, finaliza.
Além de Marlete Grando, Clay Brits, pediatra e neuropediatra e Marisa Mello, psicopedagoga, abordaram diferentes facetas do tema.
Desafios da sociedade e o autismo
“Muitas pessoas da sociedade, quando se depara com alguém que não se enquadra nos estereótipos por ela criados, têm a tendência a desacreditar e satirizar as pessoas. Talvez pela falta de conhecimento e de contato concreto com esta realidade, desta forma, através desse espaço decidimos juntos combater o preconceito com informação. O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Independente da sua manifestação, assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender”, Samira Alves Flores, responsável pela Educação Inclusiva no município.
Empossada diretoria da AMA
Para consolidar o trabalho de inclusão social iniciado pela Câmara Municipal de Caçador, liderado pela vereadora Glaci Pereira, foi empossada a Associação de Amigos de Autistas Professora Nuncia Flores Alves – AMA. A diretoria é formada por Nilza de Souza Carvalho, presidente; Jacir Voloche, vice-presidente; Inês Santina Moraes Cendron, 1ª secretaria; Viviane Aparecida da Silva, 2ª secretária; Jussara Muniz de Moura, 1ª tesoureira; Valdecir Inácio Zarvelinski, 2ª tesoureira e Denis Richice Santos Moreira, diretor de difusão.