Acadêmicos da sétima fase do curso de Direito da UNIARP realizaram dia 11 de junho, no Tribunal do Júri da Comarca de Caçador, o tradicional Júri Simulado, uma atividade da disciplina de Processo Penal, ministrada pelo professor Ricardo Zart.
Durante a atividade os acadêmicos ocuparam os cargos de juiz, promotor, advogados de defesa, assistentes de acusação, vítimas e réus de um processo criminal real, desempenhando os ofícios inerentes ao cargo.
A acadêmica Maiara de Moura, que exerceu o papel de juíza no Júri Simulado informa que foi julgado um caso baseado em um processo real, ocorrido em 1996 no interior do distrito de Taquara Verde, com dois réus e três vítimas.
A preparação para o Júri Simulado exigiu de todos os acadêmicos um estudo aprofundado do processo. “Precisamos conhecer o processo real bem a fundo, estudar bem o processo, que é bem extenso. Esta atividade é muito importante porque tem como objetivo nos preparar para quando a gente ter um júri de verdade pela frente. Quando estivermos na profissão, como advogado, promotor ou com outra função, devemos encarar com naturalidade a experiência”, destaca.
A coordenadora do curso de Direito, professora mestre Jociane Machiavelli Oufella salienta que o evento é uma preparação importante para o futuro profissional. “É a oportunidade de vivenciar a prática. O curso de Direito prima muito pela qualidade e sempre buscamos atividades diferenciadas para que os acadêmicos estejam sempre preparados para sua atuação junto ao mercado de trabalho”, ressalta.
A atividade contou com o apoio do Poder Judiciário, que cedeu as instalações do Tribunal do Júri para a realização da atividade.