A temperatura mais baixa do Brasil foi registrada no dia 11 de junho de 1952, em Caçador. O recorde de -14ºC, que perdura há 64 anos, quase foi batido poucos anos depois, quando Canoinhas, no Planalto Norte, registrou com -12ºC no dia 7 de agosto de 1963.
A partir de então, São Joaquim chegou a “apenas” -10ºC em 2 de agosto de 1991. Os dados foram compilados pela Epagri/Ciram.
De acordo com a empresa, estações que têm a média de temperatura mais baixas são as de Irineópolis (5,8ºC), Campo Alegre e Canoinhas (6,1ºC), ambas no Planalto Norte e na sequência a de São Joaquim, no Planalto Sul, com a temperatura mínima média do inverno de 6,5ºC. No Meio Oeste a média da temperatura mínima oscila entre 7ºC e 9,4ºC, sendo Caçador e Curitibanos os municípios mais frios.
Ainda, segundo a Epagri, as cidades mais frias do estado, com frio mais persistente, são aquelas mais altas das regiões do Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, dentre as quais Caçador, Curitibanos, São Joaquim, Irineópolis, Campo Alegre e Matos Costa. Urupema e Urubici, embora sejam estações mais recentes, vêm registrando temperaturas bastante baixas, especialmente Urupema que registrou, em junho de 2011, as temperaturas mais baixas do Brasil por vários dias consecutivos.