A UNIARP realiza de 12 a 20 de maio a Semana de Enfermagem com ciclo de palestras com objetivo de enfatizar o importante papel dos profissionais da Enfermagem para a sociedade. A programação inicia com a participação do curso na 10ª edição do Encontro de Carros Antigos que acontece neste final de semana no Parque Central José Rossi Adami. A Universidade estará realizando a recepção e inscrições dos participantes com o setor de TI e Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias e também estará com atendimentos ao público das 9h às 17 horas através do curso de Enfermagem com aferição de pressão arterial e orientações de saúde.
Dia 16 de maio acontece a abertura oficial da Semana de Enfermagem com palestra sobre Homeopatia. A palestra será ministrada pela professora Leyza Paloschi de Oliveira, graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Farmácia, pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora e pesquisadora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Participa dos Grupos de Pesquisa de Microrganismos e Processos Biotecnologicos (UFSC) e Homeopatia e Saúde Vegetal (EPAGRI).
Dia 19 de maio a palestra abordará o tema: Saúde e qualidade de vida dos profissionais de enfermagem, com o professor Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, graduado em Educação Física (FACEPAL), Especialista em Atividade Física e Saúde (FACEPAL) e em Fisiologia do Exercício (UFPR). Mestre em Educação Física pela UFPR (concentração em Fisiologia da Performance). Doutor em Ciências Biomédicas pela IUNIR (linha de pesquisa em cinesiologia, reabilitação e esportes). Docente do programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP e docente dos cursos de Educação Física, Nutrição, Farmácia e Biologia da UNOESC, líder do grupo de pesquisa interdisciplinar de Estudos em Saúde da UNIARP. Pesquisador nas áreas de fisiologia do exercício aplicado ao desempenho físico, qualidade de vida e saúde para grupos especiais (Idosos e diabéticos).
Dia 20 de maio o evento encerra com a palestra: Interpretação de exames laboratoriais com o professor Emyr Hiago Bellaver Andrade, biomédico Graduado pelas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu- Uniguaçu de União da Vitória-PR, especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Contestado- UNC, pós-graduando em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC PR. É habilitado pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Caçador- APAS a lecionar e interpretar para a Linguagem Brasileira de Sinais- LIBRAS. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando em assuntos como gravidez precoce, DSTs e doenças urbanas.
Atualmente é professor na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, onde leciona as disciplinas de Estágio em Análises Clínicas, Imunologia Clínica, Parasitologia Clínica, Análise de Alimentos e Bromatologia, exerce o cargo de Biomédico Patologista Clínico no Laboratório Clínico Santa Rita em Caçador-SC, atuando nas áreas de diagnóstico microscópico e microbiológico em Análises Clínicas, controle de qualidade e liberação de laudos.