Search
Close this search box.

Polo Robótico Industrial da UNIARP abre inscrições para cursos

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A UNIARP através do Polo Robótico Industrial abre inscrições para cursos profissionalizantes. Os cursos são voltados para profissionais de várias áreas como Engenharia Elétrica e Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, bacharéis e licenciados em Ciências Exatas e em áreas da Computação. Também são voltados para Eletrotécnicos, técnicos em Mecânicos e técnicos em Automação, alunos do Ensino Médio e de escolas técnicas, operadores de máquinas industriais e trabalhadores da indústria em geral. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site: www.polorobotico.com.br.

polo-robotico-7-606x404 (1)

O Polo Robótico Industrial da UNIARP foi inaugurado em dezembro de 2015, através de um convênio com a Yaskawa Motoman Robótica, líder global em produtos de automação e soluções robóticas para a indústria e a ENTEV- Integração Robótica.

O projeto de Polo Robótico nasceu no centenário da Yaskawa em 2015, para colaborar com o ensino universitário e técnico no Brasil e ampliar a gama de atuação da Yaskawa na América Latina. Tal projeto, já existente nos EUA e no Japão, visa aprimorar as habilidades da comunidade acadêmica e aproximá-la da realidade industrial mundial que usa em larga escala os Robôs Yaskawa.

A UNIARP possui estrutura total para aulas avançadas e cursos profissionalizantes de Robótica Industrial, incluindo área completa para testes de trabalho robótico na indústria. O polo tem total capacidade para atender as empresas em suas necessidades e nos mais diversos mercados, sendo madeira, plástico ou metal, os seguimentos de matéria prima que mais se destacam nas especialidades dos profissionais que atuam no polo. Todas as instalações contam, ainda, com a mais avançada tecnologia dos equipamentos Yaskawa Motoman Robótica.

 

Os cursos

BÁSICO I E II

Básico I – Curso que inicia uma série geral. O aluno entra em contato com aspectos gerais dos equipamentos Yaskawa e se familiariza com aplicações dos Softwares e de partes gerais de Hardware. Aprende e movimentação, armazenagem e gravação de pontos de movimentação do Braço Robótico Industrial.

Básico II – Continuando a série inicial, o aluno compreende neste curso, os recursos gerais de movimentação e inicia a compilação de programas básicos para a área de produção industrial e aprofunda as sequências de programas para monolinhas fabris.

 

INTERMEDIÁRIO I E II

Intermediário I – O aluno entra em contato com plataformas gerais de programas usados na indústria.  Compreenderá a utilização de eixos  interpolados e poderá iniciar programas de produtos e comandos de produção sequenciados em casos e linhas de fabricação reais.

Intermediário II – O aluno continuará a observar os comandos padrões para produção industrial e utilização de recursos de programação que poupem os eixos de cada equipamento. Poderá entender programas de inserções mais complexos e de suavização da máquina.

 

 

MANUTENÇÃO I E II

Manutenção I – Neste módulo o aluno irá entrar em contato com aspectos gerais das revisões das máquinas Yaskawa e poderá compreender como operar e efetuar estas revisões. Poderá treinar de forma prática em um Robô didático (kit máquina) com mesmas etapas e características dos Robôs modernos e de mercado.

Manutenção II – Nesta fase o aluno poderá efetuar manutenções que vão além das revisões básicas dos Braços Robóticos. Trocas de eixos e de partes eletrônicas de gabinetes. Conseguirá ligar garras em entradas de dados. Saberá distinguir equipamentos inertes e gerenciados pelo Software, além de poder efetuar ligações de cabeamento externo e interno.

 

AVANÇADO I E II

Avançado I – Curso que compreende o aprendizado ligado a programas mais complexos e sequenciamento geral de produção. Esta etapa o aluno entra em contato com  níveis mais profundos de comandos e ações de garras de solda e perfuração, pintura e pregação. Permite ao aluno conhecer programas reais de produtos e atuar na melhoria destes.

Avançado II – Esta fase permite que o aluno gerencie programas industriais de trabalho robótico, visando melhoria de rendimento e ganhos de produção significativa para a linha industrial. Com base em plataformas de programação de produtos existentes, o aluno poderá submeter seus programas em avanços específicos e atividades mais complexas.

 

INTEGRAÇÃO I E II.

Integração I – Esta fase do curso requer familiaridade com os braços robóticos e permite entrar em contato com automação de fábricas em monolinhas de produtos arquitetados ou não para a produção robotizada. Poderá efetuar programas complexos mediante um projeto de produto estabelecido pela Engenharia central de uma corporação.

Integração II – Curso que compreende as partes e o todo da Integração Robótica, desde os dados até a cooperação total entre Robôs. Apreende a programar vários braços em sincronia e atuar em linhas complexas de produção. A leitura de projetos e concepção da integração vem na sua totalidade mostrar que não há trabalho robótico sem a confecção de garras, projetos bem medidos e claramente executados.

 

INTEGRAÇÃO AVANÇADA E PROJETOS.

Este curso finaliza a série e mostra com clareza como executar toda a integração robótica e, além disso, a execução de projetos de produtos e sistemas de automação robótica total. Esta fase é a que mostra toda a ligação entre a Engenharia de produto e processo juntamente com a fase de programação de processos robóticos na linha de produção industrial.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp