O Reitor da Uniarp, Adelcio Machado dos Santos, ministrou palestra no ensejo no ensejo da instalação do MBA em Engenharia de Produção.
Em seu pronunciamento, destacou o caráter interdisciplinar desta área científica, fusão da Engenharia com Administração.
De acordo com Adelcio, o século XX e o início deste século são caracterizados pelas constantes reorganizações construídas em torno do conhecimento.
Os dois polos entre os quais oscila a difusão do conhecimento compreendem as tendências a maiores parcelas de especialização e as propensões a uma maior unificação em torno do saber.
A conceituação da interdisciplinaridade não é consenso em meio à sociedade atual. Além disso, durante todo o processo histórico é possível identificar contradições, pois enquanto que alguns defendem uma maior especialização na formação, outros defendem algo mais generalizado.
O desejo de aprofundar um determinado âmbito de conhecimento aparece como antagônico de uma extensão mais generalista.
O primeiro espaço no qual a interdisciplinaridade ganhou um espaço maior para se desenvolver foi com o Círculo de Viena, que se baseava no ideal da ciência unificada, livre de toda metafísica, construída sob a possibilidade de verificação empírica das hipóteses que tinha como fundamento um método lógico de investigação.
Por fim, Adelcio cumprimento pós-graduandas e pós-graduados pela disposição de continuar a trajetória acadêmica.