A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas realiza dia 19 de março uma grande ação de mobilização com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, da febre chikungunya e da zika. A ação envolverá acadêmicos, professores e colaboradores das 9h às 12 horas.
A concentração será na área de convivência da Universidade com repasse de informações e demonstrações de como fazer iscas para capturar o mosquito transmissor. No local também estarão expostos exemplares do mosquito para melhor reconhecimento. A ação envolverá toda a comunidade acadêmica e também será aberta para toda a população, inclusive escolas. A ação conta ainda com apoio da Prefeitura através da Vigilância Epidemiológica.
A professora Talize Foppa, coordenadora do curso de Farmácia destaca que é preciso reforçar a atenção da sociedade, para o combate ao Aedes aegypti e assegurar que todos estejam informados e engajados de forma permanente em ações para eliminação dos criadouros do mosquito. Uma força tarefa irá vasculhar toda a extensão da Universidade em busca de possíveis criadouros do mosquito.
Saiba mais
O Aedes aegypti causador da dengue, Zika e Chikungunya, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito tem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.
. O mosquito da dengue, além de silencioso:
. Costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
. Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
. Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.
Além disso, o Aedes é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.