A Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina – ADEPOL/SC, emitiu nota oficial na tarde desta quinta-feira, 17, em apoio à Polícia Federal e ao juiz federal Sérgio Moro na atuação da Operação Lava Jato.
Na nota o presidente da associação cita repúdio à “qualquer espécie de interferência nas investigações e processos que apuram a prática de crimes de corrupção, perpetrados por agentes públicos e políticos, de qualquer foro ou em qualquer nível”.
Ainda nesta quinta-feira, 17, a ACIC emitiu nota referente ao assunto.
Confira a nota da ADEPOL/SC na íntegra.
“A Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL/SC) expressa total apoio à atuação da Polícia Federal e dos Delegados da Polícia Federal na Operação Lava Jato, repudiando veementemente qualquer espécie de interferência nas investigações e processos que apuram a prática de crimes de corrupção, perpetrados por agentes públicos e políticos, de qualquer foro ou em qualquer nível.
Reafirmamos total apoio ao Juiz Federal, Dr. Sérgio Moro, que vem conduzindo com probidade, impessoalidade, decoro e muita coragem os processos da Operação Lava Jato, cumprindo a ele analisar, com todas as garantias constitucionais da magistratura, as provas que vem sendo colhidas e estão demonstrando a intrínseca relação do poder central com a corrupção.
A ADEPOL/SC está pautando sua atuação no combate à corrupção, não apenas em homenagem aos membros da força tarefa da Lava Jato, mas visando cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, especialmente ao fato de que todo poder emana do povo e o servidor público deverá primar pela legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência.
Nessa esteira, a Associação dos Delegados da Polícia Civil de Santa Catarina, depois de iniciar o projeto “Delegados de Polícia de SC contra a corrupção”, valorizar o disque denúncia (181), vai realizar em parceria com a Associação dos Delegados da Polícia Federal e os Auditores Internos do Poder Executivo, o 1º Congresso Estadual de Combate à Corrupção, onde serão ministradas diversas palestras, dentre as quais apresentadas por Delegados de Polícia Federal que atuam ou atuaram na Operação Lava Jato, oportunidade na qual os Delegados da Polícia Federal serão homenageados e reconhecidos pelos relevantes serviços em prol da República.
Conforme palavras do próprio Ministro do Supremo Tribunal Federal José Celso de Mello Filho, o Delegado de Polícia é o primeiro garantidor da Justiça e da liberdade. Por isso, deve a Polícia Federal e às Polícias Civis dos Estados possuírem autonomia financeira e institucional.
Florianópolis/SC, 17 de março de 2016.
Ulisses Gabriel
Presidente da ADEPOL
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Conselho de Ética”.