Foi lido no expediente da sessão desta segunda-feira, 7, e deverá seguir para a análise das comissões técnicas nos próximos dias, o projeto de lei de autoria da vereadora Cleony Figur, que prevê a redução do consumo de sal. A iniciativa abrange os locais que comercializam alimentos prontos para consumo, como bares, restaurantes e lanchonetes.
A matéria tem como objetivo propiciar uma melhor qualidade de vida aos caçadorenses, indo ao encontro às recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da saúde, devido aos malefícios que o consumo excessivo de sal pode acarretar em nossa saúde.
De acordo com a autora, o projeto pretende restringir os estabelecimentos de ofertarem, exporem ou explicitarem recipientes ou sachês de sal em suas dependências para o livre consumo. Prevê ainda que estes locais deverão expor um aviso com o conteúdo desta lei em local de fácil visualização, e poderão receber advertências e multas em caso de descumprimento.
Cleony Figur explica que não se trata da proibição do uso do sal, nem da cobrança à parte dele. No entanto, os estabelecimentos devem fornecer o produto somente se solicitado pelo cliente, e não o deixar à disposição em cima de mesas ou balcão.
“Sabemos do mal que causa o excesso de sal na saúde das pessoas. E quando este produto é oferecido livremente nos bares e restaurantes, induz automaticamente as pessoas a aumentarem o volume do seu consumo. Esperamos, assim, contribuir com a diminuição de doenças cardiovasculares e com a melhoria a saúde dos moradores de Caçador”, explicou a vereadora.