O Reitor da Uniarp, Adelcio Machado dos Santos, retomou suas atividades de membro do Conselho Estadual de Educação.
O Pe. Kuno Paulo Rhoden, ex-conselheiro, relata as raízes históricas do Conselho: “A Lei nº 4.024, editada em 20 de dezembro de 1961 (a primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional) consagrou a constituição dos Conselhos Federal e Estadual de Educação, atribuindo-lhes funções educacionais específicas.
O Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina foi instituído pela Lei nº 2.975, de 18 de dezembro de 1961, tendo sido o seu primeiro Presidente o Prof. Elpídio Barbosa, que ao momento da instalação oficial, aos 18 de maio de 1962, constituía com o Prof. Osvaldo Ferreira de Melo, como Vice-Presidente e o Prof. Francisco Brasinha Dias, na condição de Secretário, a primeira Diretoria Provisória do Conselho. ”
No ensejo da sessão Adelcio analisou a relevância da gestão educacional.
Para ele, a democratização da escola deve ser avaliada sob três aspectos, conforme a percepção dos órgãos oficiais, ou ainda, de acordo com a perspectiva dos educadores, de maneira especial daqueles que fazem uma análise mais crítica do processo educacional: democratização como ampliação do ingresso à instituição educacional; democratização dos processos pedagógicos e democratização dos processos administrativos.
No entanto, conclui Adelcio, emerge que a gestão deve aludir fundamentalmente à participação da comunidade como um todo.