Search
Close this search box.

Você viu uma lacraia? Saiba quais cuidados tomar

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem.

O verão chega e com ele vários animais que podem causar certo incômodo para crianças e adultos. Um desses animais é a lacraia também conhecida como “centopeia”.

Esses são animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia. Podem medir até 23cm e se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.

O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.

Há, porém, alguns registros destes animais tentando entrar no corpo de pessoas. Um caso foi nos EUA, quando um adolescente tirou uma centopeia de dentro do seu ouvido.

Botti, que mora em Bryant, estava dormindo quando acordou com dores no ouvido. Depois de notar o que estava causando a dor, o garoto puxou uma centopeia do ouvido.

Em seguida, sua mãe, Angela Botti, colocou a criatura em um saco plástico e levou o filho ao hospital.

Segundo os médicos, a centopeia causou pequenas escoriações no tímpano e no canal do ouvido do adolescente.

As lacraias gostam muito de umidade. Os acidentes podem ser evitados com as seguintes precauções:

– Limpe os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso;

– Limpe e mantenha fechadas as caixas de gordura e os esgotos;

– Limpe os jardins, apare a grama e afaste as plantas ornamentais e trepadeiras das casas. Além disso, pode-as para que os galhos não toquem o chão;

– Não use porões, garagens e quintais como depósito para objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias;

– Cuide dos muros e calçamentos para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.

Em caso de acidente, não beba álcool. Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica.

Fonte: Instituto Vital Brazil

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp