Está previsto, para o próximo dia 27 de setembro, um Eclipse Lunar Total que poderá ser visto em todo o território brasileiro, se o tempo colaborar e não estiver nublado ou chuvoso. Em Videira, a Secretaria de Turismo e Cultura, por meio do Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin (ODF), está preparando uma estrutura especial e apropriada para que este fenômeno possa ser assistido pelos videirenses.
Segundo o secretário da pasta – Clemir Schmitt, no dia do eclipse o ODF atenderá em horário especial, das 21h às 3h da madrugada. “A exemplo do que aconteceu em outros eclipses, a equipe de profissionais do Observatório e os telescópios estarão disponíveis para orientar e promover a visualização deste fenômeno. É um momento raro e de muita beleza e nós estamos nos preparando para receber a comunidade videirense que desejar acompanhar este espetáculo da natureza”, declara Schmitt.
Sobre o eclipse:
O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que ocorre somente na fase Cheia, em que a Lua fica no lado oposto ao Sol, em relação à Terra. Normalmente ocorrem pelo menos dois eclipses lunares por ano (um no outono e outro na primavera). Também, os eclipses ocorrem somente nestas duas estações, pois é o período em que a Lua pode passar na frente do Sol (eclipse solar) ou atrás da Terra (eclipse lunar), devido à inclinação do eixo de rotação terrestre e da própria inclinação do eixo de translação da Lua em torno da Terra.
Na madrugada do próximo dia 27 (na noite de 27 para 28 de setembro) o eclipse lunar terá seu ápice entre às 23h e 24h30. A coordenadora do ODF, Caroline Martello, ressalta que a Lua não ficará totalmente escura, por causa da luz desviada pela atmosfera da Terra. “Mesmo no ápice do fenômeno, a Lua terá uma coloração num tom vermelho escuro, tendendo ao marrom”. Quem quiser acompanhar os detalhes do eclipse lunar total, também poderá acessar a página do Observatório no facebook.