A parceria entre a Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Educação e a Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência (Aceias) rende mais um fruto para as famílias caçadorenses. Foi inaugurada nesta quinta-feira, 10, a Creche Branca de Neve, no bairro Industrial conhecido também como Aeroporto. O novo centro de educação infantil possui 220 metros quadrados, sendo quatro salas divididas entre berçário I e II, maternal I e II. Situada na rua Araucária, a Creche terá capacidade para atender 50 crianças de zero a três anos e os pais interessados em matricular os filhos devem procurar a sede da Aceias, na rua João Rigo, entre o Centro e o bairro Gioppo.
O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, destaca que a parceria com a Aceias é importante para o surgimento destes centros de educação infantil com mais agilidade. “A Aceias é uma organização não governamental que existe em Caçador desde a década de 70 e possui grande preocupação com a educação infantil. Desta forma, a Prefeitura mantém um convênio com repasses financeiros mensais de acordo com o número de alunos que são atendidos pela entidade, além de realizarem obras e assim atender a demanda caçadorense”, explica.
O prefeito Beto Comazzetto destacou que a Creche Branca de Neve é a terceira unidade mantida pela municipalidade em convênio com a Aceias. “Isso faz parte do nosso plano de governo, em função do número de criança que Caçador possui fora das creches, o que leva as mães a ficar sem oportunidade de trabalhar. Pretendemos até o final de 2016, entregar aos caçadorenses mais quatro creches que serão administradas pelo município atendendo cerca de 500 crianças. Essa inauguração no bairro Industrial é mais uma ação importante, pois é um bairro que está em pleno desenvolvimento. Desta forma, com novos investimentos, novos moradores também serão atraídos para essa região e é preciso dar este suporte educacional para as crianças e tranquilidade às famílias”, afirmou o prefeito.
A coordenadora da Aceias, Maria Lourdes Ceratti (Malu), comenta que 20 crianças já estão matriculadas e existem mais 30 vagas para chegar a capacidade total de 50. “A reforma demorou um pouco mas conseguimos fazer um ambiente agradável, com bom espaço para as crianças, e fica nosso agradecimento ao Poder Público pela parceria e pedimos aos pais moradores da região que continuem procurando a sede da Aceias para matrícula, pois temos certeza que em breve esta creche estará preenchida para atender as famílias”.
O presidente da Aceias, Neoberto Balestrin, declara que a entidade tem o comprometimento em bem servir, e deseja que a Creche Branca de Neve seja uma extensão dos lares das famílias. “Queremos que as crianças tenham aqui uma segunda casa, e que o serviço prestado dê orgulho aos pais, que podem trabalhar tranquilamente. Isso é fruto de uma parceria que deu certo entre a Poder Pública e a Aceias”.
A moradora Salete Morares representando todos os demais moradores presentes na inauguração, disse que a comunidade está feliz por esta conquista, que aguardavam há tempos uma creche. “Não tenho mais filhos pequenos mas compartilho da felicidade das mães que possuem e precisam de uma creche perto de casa. Nosso muito obrigado a todos”.
Estiveram presentes também no ato de inauguração os vereadores Ricardo Pelegrinello, Valmor de Paula e Glaci Pereira; o professor do IFSC, Pierry Teza; secretários municipais; presidentes de fundações; professores; conselheiras tutelares; funcionários da Aceias e famílias do bairro.