Projeto de lei do deputado Valdir Cobalchini (PMDB) regulamenta a implantação de cursos presenciais da Udesc, para que não sejam criados cursos novos antes da instalção dos já autorizados por lei. O projeto prevê que “novos cursos e vagas presenciais de graduação só poderão ser aprovados e instalados após a conclusão da implementação dos cursos de graduação presenciais já aprovados em lei”.
Ainda de acordo com o projeto, a Udesc, através de sua reitoria, deverá obrigatoriamente, apresentar o cronograma público de instalação de todas as vagas e cursos aprovados, para conhecimento da sociedade. “O projeto apenas estabelece uma ordem natural a ser seguida, onde os cursos e vagas aprovados anteriormente, tem precedência sobre os aprovados posteriormente”, explica o deputado.
Com essa lei aprovada, afirma Cobalchini, antes de criar novos cursos a Udesc terá de implantar os campi de Caçador, Joaçaba e Palmitos, já criados por lei estadual. “Essa lei é necessária para que se evite intervenções políticas, que se estabeleça um regramento, uma ordem, para aprovação e instalação de graduações presenciais. Igualmente, para que a população catarinense e os municípios contemplados com cursos e vagas, possam se programar e investir com segurança”, finaliza o deputado.